Terça, 04 Abril 2017 19:08

Começa a campanha salarial da construção

Diretores do Sintracom marcam presença na abertura em Campinas e apresentam pauta de reivindicações

Os diretores do Sintracom SBC-DMA Claudio Bernardo e Antonio Silva marcaram presença na assembleia de abertura da campanha salarial unificada do setor da construção em todo o estado de São Paulo, realizada pela FSCM-CUT  na manhã de 4 de abril em Campinas. O presidente da federação, Josemar  Bernardes André apresentou a pauta de reivindicações 2017-2018 com destaque para o reajuste salarial, que não deve ser inferior à variação do INPC do IBGE dos últimos  12 meses. A categoria reivindica ainda 5% de aumento real, a título de ganho de produtividade do setor da construção no referido período aos salários vigentes em 30 de abril de 2017.

Caso os percentuais sejam aprovados pelo patronal, a partir de 1º de maio de 2017 os pisos passam a ser:

Para os trabalhadores NÃO QUALIFICADOS (servente, contínuo, vigia, auxiliares de trabalhadores qualificados e demais trabalhadores cujas funções não demandem formação profissional): R$ 1.635,0612 por 220 horas mensais.

Para os trabalhadores QUALIFICADOS ( pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, gesseiro e demais profissionais qualificados não relacionados): R$ 1.989,0389 por 220 horas mensais.

Para os demais trabalhadores QUALIFICADOS EM OBRAS DE MONTAGEM, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL: R$ 2.383,4779 por 220 horas mensais.

As empresas manterão os atuais níveis salariais, corrigidos na forma das cláusulas primeira e segunda, inclusive para os novos contratados até 30 de abril de 2017.

Caso a política econômica ou salarial seja alterada no período de duração da norma coletiva, as partes retomarão as negociações coletivas para a preservação do poder aquisitivo dos salários. O mesmo se dará sempre que a inflação acumulada for igual ou superior a 5%.

É necessário que, em hipótese de crises econômicas que venham a alterar significativamente as condições das partes, as cláusulas aprovadas possam ser revistas e adotadas à realidade daquele momento.