Quinta, 08 Dezembro 2016 15:27

Momento de mostrar unidade aos trabalhadores

Presidente da FSCM-CUT lembra que empresários do setor da construção nunca deixam de lucrar para encerrar Seminário de Planejamento 2017

“Facilidades nunca tivemos e agora muito menos para o enfrentamento de 2017. É necessário que revigoremos nossas forças para o embate porque os trabalhadores dependem de nós. E não podemos esmorecer por conta da situação econômica, principalmente porque o patronal tem demonstrado certo otimismo para o próximo ano. Temos de ter claro que empresários do setor da construção nunca deixam de lucrar. Qualquer edifício que estiver subindo projeta lucro para o patrão. É um bom momento para mostrar nossa unidade aos trabalhadores”. Com esta declaração, o presidente da FSCM-CUT, Josemar Bernardes André, encerrou os trabalhos do Seminário de Planejamento 2017, iniciado em 29 de novembro.

O lançamento da campanha salarial da construção será em Guarulhos, cidade onde há maior número de obras em andamento e onde tem obra há investimento e perspectiva de lucro do empresário. “Esta campanha será trabalhada de forma mais intensa para exigir do patronal aumento nos salários dos trabalhadores e enfrentar parcelamento de reajustes. O que funcionou bem em 2016 deve ser mantido em 2017”, afirmou o presidente. A indústria da construção é um dos setores mais rentáveis da economia brasileira e ao mesmo tempo um dos que paga mal o trabalhador.

Dos vários desafios que a FSCM-CUT irá enfrentar no próximo ano, Josemar Bernardes destacou a importância da firmeza ideológica para que o trabalhador consiga identificar qual entidade realmente se dedica aos interesses da classe trabalhadora, bem como concepção e práticas sindicais.  “Isso é importante na campanha salarial que fazemos em todo o estado. Temos de conversar com todos e ampliar as conversas”, diz. A proposta do presidente é somar energias para garantir conquistas e buscar avanços para as categorias representadas. Estão previstas conversas com sindicatos de cidades da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba.

Josemar Bernardes destacou a participação ativa dos dirigentes sindicais no encontro antes dos agradecimentos finais.

MISSÃO CUMPRIDA – Antes dos encaminhamentos para a campanha salarial de 2017, diretores da federação fizeram apresentação das ações de cada pasta em 2016 e resumo do que está por vir.

Marcelo Ferreira dos Santos (STICM) Guarulhos, da Secretaria de Esportes e Cultura, destacou a realização dos Jogos Intersindicais, realizados em Campinas, e anunciou para 10, 11 e 12 de março de 2017 os Jogos Operário, em Praia Grande, Baixada Santista.

[caption id="attachment_4449" align="alignright" width="240"]VONEIDE Voneide de Oliveira Santos[/caption]

Voneide de Oliveira Santos (Sintracom SBC-DMA), da Secretaria de Saúde e Segurança, apontou a realização de curso de capacitação de cipeiros e sugeriu a realização de encontro de cipeiros da federação.  Marcos José de Souza Fonseca (SintraMog), da Secretaria de Formação, propôs criação de calendário de cursos. Cida Menezes (Sintracom SBC-DMA), da Secretaria da Mulher, insistiu na realização de encontro de mulheres do setor em São Paulo.

[caption id="attachment_4448" align="alignleft" width="240"]CLAUDINHO Claudio Bernardo da Silva[/caption]

Claudio Bernardo da Silva (Sintracom SBC-DMA), da Secretaria de Organização, apresentou o cumprimento das demandas de Comunicação e Imprensa, com a criação e operação do site da federação, bem como da fanpage do Facebook. Destacou a necessidade de melhor fluxo da informação.